Quando fazer um ensaio fotográfico?







Uma vez fotografei uma gestante que me contou que sempre tinha tido vontade de fazer um ensaio fotográfico, mas que “nunca tinha tido ocasião” pra realizar esse sonho até ali. Também já ouvi coisas parecidas de pessoas em celebrações que eu registrei. Eu acho engraçado que tenhamos essa cultura de que a “fotografia é só para momentos especiais”.


Por um lado eu concordo que fotografar torna todo e qualquer momento especial. Não sei como é a relação de vocês, mas eu fotografo muito em casa - fotografo meus gatos, meu marido, uma luz bonita que entrou pela janela, um fruta que cortei e tinha uma cor linda.


E ver essas imagens depois me faz lembrar de quando eu fotografei cada uma delas, e muitas vezes, de outras coisas que também aconteceram naquele dia, que aconteciam naquela época. E isso pra mim é precioso demais.


Bom, o que quero dizer pra você que sempre teve vontade de fazer um ensaio, mas achou que precisava de uma ocasião especial como o seu noivado, casamento ou gravidez para realizar esse sonho é: FAÇA!


Você não precisa esperar um momento especial para criar o seu ensaio - criar o seu ensaio é que será um momento muito mais do que especial.


A dica mais importante que eu dou é procure um fotógrafo que tem um trabalho com o qual você se identifica; alguém que você sinta que olha para o mundo como você gostaria de ser vista. E então, vai ser muito incrível escolher um lugar, uma roupa, algum objeto que seja querido por você e se entregar para essa experiência.

Eu acho sempre muito lindo e me emociona demais quando faço ensaios e percebo que naquele momento, junto comigo, a pessoa está se encontrando com ela mesma. Quando ela está percebendo seu corpo, seus movimentos, suas emoções, num fluxo particular e silencioso.



Eu gosto de dizer que toda vez que eu fotografo alguém, descubro um pedaço novo do mundo. E é mais ou menos isso mesmo :)

Na verdade, é como se eu descobrisse um mundo inteiro, porque cada pessoa faz seu caminho, suas descobertas e expressa tudo isso de maneira única. E sobre essas descobertas não tem muito que eu possa te contar, é só experimentando mesmo =)


Tem vontade de fazer um ensaio? Fala comigo!